ATIVIDADE PR TICA geografia
Pesquise sobre o tema: Como a disciplina de estudos sociais se transformou em disciplina de geografia e história , no final dos anos de 1980.pesquise como foi a reformulação curricular no seu estado/ ou município naquela década e como essas disciplinas aparecem nos PCN elaborados em 1997.
A história da educação no Brasil é marcada por um conjunto de reformas ,reestruturações e reorganizações realizadas em nível nacional ou estadual que, de forma, deliberada, elegem novos objetivos para a educação escolar e consequentemente alteram os conteúdos a serem ensinados e a metodologia utilizada no fazer pedagógico visando atender os objetivos apregoados pelo poder público que, em nível de discurso, sempre estivera relacionados à qualidade do ensino.
Em 1971, Lei 5692 aponta para o ensino de primeiro e segundo graus uma orientação para a educação técnico-profissional, atribuindo menor importância à formação geral do aluno - esta entendida como conhecimento de aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da realidade em que vive o educando.
As disciplinas consideradas não-técnicas, como História, Geografia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, destinadas prioritariamente à formação geral do estudante, têm sua carga horária diminuída para dar lugar às disciplinas consideradas técnicas. Em meio a essa orientação, vemos surgir Estudos Sociais como componente do Núcleo Comum de primeiro e segundo graus. A legislação educacional da época tinha como um de seus eixos transformarem as escolas e sua estrutura curricular num verdadeiro veículo de propaganda do sentimento nacionalista e dos sustentáculos do Regime Militar.
Com objetivos claros de desenvolver entre os educandos as noções de patriotismo, obediência às leis, o culto aos heróis e símbolos nacionais, o Conselho Federal de Educação sancionou uma série de decretos sistematizando o ensino de Organização Social e Política do Brasil