4 Ps estudo de caso cigarro com filtro
Preço: É tabelado, não havendo variação entre diferentes pontos de venda. A margem de lucro obtida pelos vendedores varejistas é muito baixa, mas por outro lado, o produto atrai consumidores que podem adquirir outros produtos no estabelecimento. Existem diferenças de preço apenas entre um cigarro e outro, e em função da embalagem: maço, box e embalagens promocionais, contendo mais do que os cigarros em si, como um isqueiros, ioiôs, chaveiros, dentre outros. É um produto de médio valor, mas está sendo alvo de recentes campanhas antitabagismo, além de taxações por governos de vários países, que vão aumentando exponencialmente seu preço final por conta dos malefícios comprovados à saúde de terceiros.
Praça: As vendas do produto são realizadas por equipes de vendas, setorizadas, com o objetivo de abastecer seus clientes e abrir novas frentes de venda. Também são responsáveis pela comunicação no ponto de venda; as equipes devem colocar eventuais objetos de promoção, como por exemplo material de exposição, cartazes e letreiros, dentre outros.
Promoção: A promoção de cigarros é um tema altamente sutil, pois se trata de um produto impedido de ser veiculado na mídia.
Alguns cigarros possuem vantagens sobre os concorrentes, pois já tem seu mercado estabelecido, pois existe uma certa fidelidade à marca, além de serem “top of mind” para alguns novos clientes, ou seja, já conhecem pessoas que fumam determinada marca e não trocam por outra com facilidade, somente em caso de falta do produto.
No caso dos pontos de vendas, é permitido por lei a promoção, podendo serem encontrados letreiros, cartazes, comumente em bares, padarias e restaurantes, casas noturnas, dentre outras. Existem, também, as campanhas de vendas de produtos diferenciadas: Caixas de acondicionamento de cigarros vendidas juntamente ao produto, displays diferenciados para exibição do produto, piteiras com sabor, dentre outras. O objetivo de tais campanhas é o de diferenciar