Mercadologia - Segmentação de Mercado
1. O que é segmentação
2. Classificação
3. Bases ou Variáveis para a segmentação
4. Nichos
5. Macro-Ambiente
6. Micro-Ambiente
7. Como segmentar (Mercado de consumo)
8. Como segmentar (Mercado organizacional)
9. Estratégias
10. Vantagens e desafios da segmentação
11. Posicionamento do produto (forma de posicionamento, estratégias, comunicação)
12. Conhecimento da organização pelo cliente e pelo mercado (Fatia cliente X Fatia mercado)
1. O que é segmentação
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
Com a segmentação, a empresa poderá obter muitas vantagens. Poderá fazer melhores trabalhos frente à concorrência, dedicando-se a fatias de mercado que tenha melhores condições de atender.
Para tanto, é necessário estimar o tamanho atual do mercado, identificar os concorrentes e respectivas participações, e o potencial de crescimento deste mercado.
Em seguida, é preciso separar os consumidores em grupos, de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha matizes específicos, que são semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos. Esta divisão pode ocorrer segundo critérios geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais. Os segmentos resultantes desta divisão devem ser avaliados segundo o tamanho, potencial de crescimento e atratividade, em relação aos objetivos e recursos da empresa.
Finalmente, são escolhidos um ou mais segmentos a serem atendidos - o mercado-alvo, ou target - que serão objeto de estudos, planos e ações de marketing, envolvendo o posicionamento da oferta na mente do consumidor em relação aos