Estudo de caso cacau show
Fundada em 1988, a Cacau Show é hoje a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Em 2001, iniciou a abertura de suas lojas franqueadas e padronizadas, em apenas 10 anos, atingiu a marca de 1.000 unidades. A Cacau Show não é apenas uma empresa que faz chocolates. É uma empresa com pessoas apaixonadas pelo que fazem, e todos os dias, trabalham para que você perceba isso.
Sua filosofia, missão, visão e valores inspiram cada trufa, bombom ou tablete que você compra.
A HISTÓRIA DA MAIOR REDE DE CHOCOLATES FINOS DO MUNDO
A Cacau Show nasceu na Páscoa de 1988. Alexandre Costa, na época com 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com essa notícia e preocupado em não frustrar os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima e, em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Dona Creusa foi a primeira pessoa a confiar naquele rapaz que estava à sua frente lhe pedindo ajuda. Ela acreditou no sonho daquele jovem menino e o ajudou a realizar seu primeiro trabalho próprio, claro, ela foi remunerada e depois cada um seguiu seu caminho.
1988: NASCE A CACAU SHOW:
Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com o lucro de aproximadamente US$500,00 o rapaz Alexandre Costa fundou a Cacau Show, iniciando suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo.
1990: A Cacau Show fecha o primeiro grande contrato com uma rede nacional de varejo. Nesse mesmo ano, a marca se associa à ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados).
1994: Alexandre embarca para o primeiro de muitos outros cursos na Bélgica, berço de alguns dos melhores chocolateiros do mundo.