4 ETAPA ATPS TÉCNICA DE COMUNICAÇÃO
QUAL É A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO:
"Se eu dispusesse de nove horas para cortar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado" ( Abraham Lincol)
Esse pequeno texto é citado em várias introduções, Facilitando explicar que o exercício da negociação pressupõe uma efetiva marca de superioridade do homem sobre as outras espécies. Dos seres sobre a terra, o homem é o único com a capacidade de negociar. Todos os demais, frente ao conflito ou diante de situações de conflito de interesse, atacam ou fogem, com reações de proporção compatíveis com a sua dimensão instintiva, quanto ao seu poder ou a sua força.
O planejamento da negociação é muito importante, pois é através dele que obtemos informações necessárias sobre o acordo, na formulação de um roteiro e na preparação para o desenvolvimento da negociação tendo por objetivo prever e tentar resolver os eventuais problemas que poderão ocorrer durante o processo de transação.
É bom afirmar que Negociação nada mais é que um ato superior, ou uma efetiva marca do homem sobre outras espécies, e por isto, não deve ser, em hipótese alguma, negligenciada pelo homem. Na prática Planejar uma negociação é antes de mais nada uma arte de saber lidar com previsões de longo ou curto prazo.
Consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.(PLT Pg 129, O Planejamento Da Negociação) Para alcançar o objetivo da negociação, preparar-se, conhecer seus limites, levantar o maior número de informações, consiste na realidade em estar preparado, pois quem tem conhecimento tem o poder, e assim pode estar tomando a decisão correta e sem haver erros. ” É ESTAR COM O MACHADO AFIADO!”
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE CONDUTA ÉTICA ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
Do ponto de vista de