4 Conceitos da Antropologia Jurídica
O etnocentrismo é um conceito elaborado pela antropologia para fazer alusão à tendência que tem uma pessoa ou um grupo social em interpretar a realidade a partir dos seus próprios padrões culturais. Esta prática prende-se com o fato de acharmos que a nossa própria etnia e as respectivas práticas culturais são superiores aos comportamentos de outros grupos. Ele aborda uma visão que reduz a importância do outro, tratando-o como sem valor, primitivo e errado.
Podemos considerar essa visão como preconceituosa, onde classificamos os grupos como melhores ou piores, ou seja, os piores são deslocados e desprovidos de características específicas. Nossa herança cultural contribuiu com isso, onde a tendência do ser humano é de repudiar tudo aquilo que é diferente e que está fora de sua zona de conforto. Como em o mito da Caverna, de Platão.
A verdade é que não existem grupos superiores ou inferiores, e sim, grupos diferentes, cada um com suas culturas, objetivos e conceitos.
Fontes: http://conceito.de/etnocentrismo#ixzz2x1YcIrUg Data: 25/03/2014 – 21:34
Mito da Caverna - Platão
Yahoo Answers - Data: 25/03/2014 – 21:44
Wikipédia - Data: 25/03/2014 – 21:33
Relativismo Cultural
O Relativismo cultural é uma teoria que implica a idéia de que é preciso compreender a diversidade cultural e respeitá-la, reconhecendo que todo sistema cultural tem uma coerência interna própria. Originalmente, a concepção do mesmo tinha seu uso relacionado a um princípio operacional, metodológico. Assim pensado, o relativismo cultural é um instrumento metodológico fundamental para que o pesquisador realize, em culturas diferentes da sua, um trabalho antropológico sério, compreendendo que os traços culturais têm um significado e compõem o sistema cultural daquela sociedade ou grupo social.
Ele não julga uma cultura, afirmando que uma seja superior a outra como no etnocentrismo, é feito uma análise, onde se produz novos conhecimentos para entender o porquê