CESUSC II Antropologia
I – IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
Nome
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Professor(a)
SERGIO ROBERTO LEMA
Código
1108
Prérequisito
Curso
DIREITO (DIURNO)
Nº Horas/Aula
40
II– EMENTA
Introdução à Antropologia: conceito, objeto, desenvolvimento, correntes, métodos, qualidade científica dos estudos antropológicos.
Antropologia e Direito: relações, utilidade teórica da antropologia para o Direito, função social do Direito. A aparência do Direito: o princípio de retributividade e dependência, contrato, controle social, sanção organizada, o processo judicial. Relações étnicoraciais.
Cultura indígena e afro brasileira. Contato cultural: confronto de direitos, práticas coloniais, utilização do conhecimento antropológico.
Etnocentrismo, eurocentrismo e multicuturalismo. Interculturalidade e direitos humanos.
III – OBJETIVOS
Geral
Concretizar um espaço de interação entre os atores do processo pedagógico (professor e estudantes) para a apropriação crítica do conhecimento historicamente acumulado na área da fundamentação antropológica do fenômeno jurídico, numa perspectiva interdisciplinar norteada pelo critério da unidade entre a teoria e a prática. Específicos
§ Compreender a especificidade epistemológica da Antropologia Jurídica, no contexto do processo histórico de contradições e conflitos sociais, como uma área de conhecimento da Antropologia caracterizada pela interdisciplinaridade do seu objeto de estudo.
§ Aprimorar as capacidades cognitivas, interpretativas e argumentativas através do domínio das diferentes fundamentações culturais da problemática jurídico política contemporânea, enquanto base indispensável para o exercício das diferentes profissões jurídicas.
§ Realizar incursões em campo para levantamentos etnográficos sobre questões vinculadas à cidadania e os
Direitos Humanos em perspectiva antropológica.
IV– COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com