3ª semana
A logística é usada desde a Antiguidade quando o alimento era controlado para ser estocado e depois ser distribuído. Mas como conhecemos atualmente, o marco histórico foi através da Primeira Guerra Mundial, sendo utilizado pelos militares em combate para obter distribuição de alimentos, armazenamento, como transportar equipamentos, como e quando evacuar de área.
A cadeia de suprimentos é uma metologia da logística que traz técnicas que podem ser utilizadas para conciliar todas as fases, desde os custos, transportes, estoques,etc. Ela traz uma otimização da produção para entregar ao cliente um serviço ou produto correto, no prazo certo. O objetivo é diminuir os custos, tendo que por outro lado atender as exigências do cliente.
Uma importante parte da cadeia é o lead time, tempo real em que é feito o pedido do produto pelo cliente e a entrega do material que se encontra no estoque, serve para identificar o tempo preciso para repor produto. E para isso deve-se verificar a quantidade mínima do produto para começar a reposição, qual o tempo para necessário para realizar a compra e um contato primordial com o fornecedor para ser feita a entrega do produto.