História da Enfermagem: Evolução e Pesquisa
Contexto Histórico e Social da Enfermagem
Resumo do texto “História da Enfermagem: Evolução e Pesquisa”
Este texto resume a história desde a criação da enfermagem até os dias de hoje, passando pela sua evolução em ideologias e execução de função. Partindo de quando a prática da enfermagem era intrinsecamente ligada às modalidades religiosas e sendo administradas por seus líderes, até chegar a Enfermagem Moderna que transformou o conceito de enfermagem de apenas o cuidado e o amor com o próximo para a sua institucionalização e profissionalização.
Com a chegada dos portugueses no Brasil houve uma série de acontecimentos epidêmicos entre os índios, pois estes entraram em contato com vários organismos desconhecidos. Dessa forma cresce a necessidade de implantação de casas destinadas ao cuidado dos enfermos, então foram criadas as Santas-Casas de Misericórdia e eram administradas pelos jesuítas, porém com o trabalho pesado sendo feito pelos voluntários e escravos.
O artigo parte de um ponto de vista sociológico e visa o estudo da autonomia dada ao profissional enfermeiro dentro do contexto hospitalar. A partir de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados 59 enfermeiros assistenciais que trabalhavam no Hospital das Clinicas da UNICAMP (HC-Unicamp). O enfermeiro tem o trabalho e o conhecimento qualificado para que dentro da interdisciplinaridade hoje estabelecida, tenha sua autonomia adquirida. Porém, necessita-se de um rompimento com sua própria tradição histórica, pois essa acaba associando o trabalho da enfermagem com o conjunto de ações que não merecem ser valorizadas dentro do contexto hospitalar. Também é preciso resgatar o papel de cuidar do enfermeiro para que se rompa o papel de profissional devoto e obediente e se estabeleça uma imagem que promova e qualifique o trabalho dos enfermeiros. Mesmo quando o enfermeiro tem o ímpeto de mudança e tenta estabelecer novos ajustes, ele é constantemente impedido pelas