DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA URINARIO: ORIGEM 3ª SEMANA
566 palavras
3 páginas
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA URINARIO: ORIGEM 3ª SEMANAO desenvolvimento do sistema urinário ocorre a partir do mesoderma intermediário, que se estende ao longo da parede dorsal do corpo do embrião.
Surge ao mesmo tempo na 4ª semana os cordões nefrogeniocos (vai originar o sistema urinário ), e crista urogenital de cada lado da aorta dorsal.
Em embrião o desenvolvimento do desenvolvimento o desenvolvimento do sistema urinário resume se em três grupos de órgãos excretores:
PRONEFRO
No inicio da 4ª semana surge um grupo de sete a dez células na região cervical, que Forman unidades excretora denominadas nefrontomos rudimentar e não funcionais, que logo de degeneraram.
MESONEFRO
encontra-se na região torácica e lombar superior; surge no fim da 4ª semana; caudal ao pronefro; consiste em glomérulos e túbulos mesonéfricos que se abrem nos ductos mesonéfricos (ou de Wolff); funcional em um período entre 6 e 10 semanas; degenera no fim do 1º trimestre. No sexo feminino, o mesonefro regride totalmente, enquanto no feto masculino, dá origem ao epidídimo e ducto deferente. METANEFRO se localiza na região sacral; surge no início da 4ª semana; torna-se funcionante quatro semanas depois; primórdio dos rins permanentes; se desenvolve a partir:
• Divertículo Metanéfrico (Broto Ureteral) evaginação do ducto mesonéfrico (de Wolff), próximo à cloaca; primórdio dos ureteres, pelves renais, cálices e túbulos coletores.
• Massa Metanéfrica de Mesoderma Intermediário (Blastema Metanefrogênico): derivado da parte caudal do cordão nefrogênico; origina os glomérulos, cápsula de Bowman, túbulo contorcido distal e proximal e alça de Henle. A extremidade do divertículo metanéfrico se dilata, formando a pelve renal primitiva e se divide aproximadamente 15 vezes, formando os futuros cálices maiores e menores. As extremidades dilatadas das últimas gerações se denominam ampola. Esta induz o mesênquima adjacente (massa metanéfrica de mesoderma intermediário) a formar uma