Slides Semana de conhecimentos gerais ADS Palestra 3ª Feira
1ª QUESTÃO
Um dos marcos fundamentais para compreender as mudanças nas relações de trabalho foi, certamente, a
Segunda Grande Guerra Mundial, um dos mais nefastos episódios da humanidade e que desencadeou tanto coisas negativas, como também despertou o homem para a necessidade construção e/ou reconstrução de alguns aspectos de sua natureza. Sendo assim, é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
C om este acontecimento, ficou evidente o papel importante que a mulher tem dentro do lar, na educação dos filhos e o que ocorreu foi o seu retorno ao exercício desta função, fortalecendo assim os laços familiares.
Este funesto acontecimento propiciou à humanidade a oportunidade de recuperar a ideia do "trabalho como um todo", ou seja, refutar a fragmentação do trabalho que começou com a Revolução Industrial.
No campo do trabalho, o que ocorreu foi um recuo da centralização do poder em proveito de uma distribuição de poderes, em outras palavras, o homem deixa de ser o senhor absoluto e provedor das necessidades da família, para compartilhar este poder com a mulher.
Segundo o tema apresentado na presente palestra, o que o autor exalta foi a importante mudança de comportamento da classe dominante, que substitui o termo "empregado" pelo de "colaborador", o que humaniza a pessoa do trabalhador.
Uma das principais consequências deste acontecimento foi a descentralização do poder político no mundo, pois agora outros países são convidados a participar das decisões que norteiam a história da humanidade.
2ª QUESTÃO
No mundo antigo, de forma específica no mundo grego clássico, o trabalho, embora necessário, tinha um conceito negativo perante a classe dominante, mas não de forma absoluta, ou seja, existiam trabalhos que realmente permitiam aos homens exaltarem os seus valores, como por exemplo, o campo de batalha. Essa aparente dicotomia entre trabalho e luta, tinha como fundamento:
ALTERNATIVAS
O