36625
Diariamente fazemos transações comerciais, ou seja, vendemos produtos e compramos várias coisas para que esses produtos possam ser produzidos e comercializados.
A Contabilidade nos ajuda a entender essa relação no decorrer do tempo, pois é a partir dela que saberemos como o dinheiro foi utilizado e qual foi a variação de nosso patrimônio.
Boa leitura....
Essa relação é demonstrada através de um relatório chamado Balanço Patrimonial, que nada mais é do que o detalhamento do que foi adquirido pela Empresa e o que ainda deve ser pago por ela.
Essa demonstração é feita periodicamente, como se fosse uma fotografia num determinado momento. Normalmente o período de apuração é de doze meses.
O Balanço Patrimonial é um relatório que contém as seguintes variáveis:
Ativo: expressa o conjunto de bens, valores, créditos e direitos que formam o patrimônio de uma empresa num determinado momento. Demonstra o dinheiro no tempo; no passado, no presente e no futuro.
Passivo: corresponde ao saldo das obrigações devidas. É o saldo devedor da Empresa.
Patrimônio Líquido: é a diferença entre o Ativo e o Passivo. Essa diferença é o valor que pertence aos sócios.
Representação do Balanço Patrimonial:
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Os valores apresentados no Balanço Patrimonial são separados de acordo com suas características, similaridades e eventos econômicos produzidos. A esses grupos de valores denominamos “contas contábeis”.
Ativo não Circulante:
Intangível: ex: marcas, patentes, softwares
Imobilizado: ex: edifícios, máquinas, equipamentos
Investimentos: ex: títulos e aplicações financeiras
Realizável a longo prazo: ex: títulos a receber de clientes, dividas de cobrança duvidosa de cliente, dividas com o estado e entidades públicas.
Ativo Circulante:
Estoques: ex: matérias primas, produtos em elaboração, produtos