3333333333
A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é um ótimo elemento como material de construção, além de ter qualidades muito grandes como matéria prima para outros produtos industrializados. Possuem em seu estado natural, algumas características próprias que podem ser classificadas como vantagens, quando comparadas a outros materiais estruturais, tais como:
resistência mecânica tanto à esforços de tração corno à compressão, além de resistência a tração na flexão resistência mecânica elevada em relação ao seu peso próprio pequeno. resistência à choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seriam com outro materiais. fácil trabalhabilidade permitindo ligações simples. boas características de absorção acústica e isolamento térmico custo reduzido e é renovável, desde que convenientemente preservada apresenta diversos padrões de qualidade e estéticos
Na medida em que técnicas modernas foram sendo adotadas na melhoria de suas qualidades, passou a ser mais utilizada visto que, estes procedimentos minoram alguns inconvenientes considerados desvantagens na sua utilização como:
perda de propriedades e surgimento de tensões internas secundarias devido a problemas de secagem e umidade. Estes problemas são resolvidos com controle da umidade e da secagem com controle. fácil deterioração em ambientes agressivos que desenvolvem agentes predadores como fungos, cupins, mofo, etc. heterogeneidade e anisotropia naturais de sua constituição fibrosa, alem de suas dimensões limitadas, podendo estes inconvenientes serem resolvidos pela laminação, contraplacados e aglomerados.
Resistência ao fogo
Vigas de madeira e aço após um incêndio: note que a estrutura em aço se deformou completamente, enquanto que a viga de madeira ainda sustenta sua carga, mesmo após o contato com o fogo em altas temperaturas. Os estudos de capacidade de resistência ao fogo devem ser feitos com temperaturas em torno de 850 °C,