psicologia
ADMINISTRATIVOS DE RECURSOS HUMANOS EM ORGANIZAÇÕES NOS DIAS
ATUAIS .Murillo MICHEL
RESUMO
As teorias X e Y, desenvolvidas na década de 50, por Douglas McGregor, mostram a possibilidade de duas formas de gerenciar a produtividade humana dentro das organizações. As duas possibilidades – totalmente extremadas – nos deixam claro que ainda existem muitas organizações que trabalham tanto de forma X como de forma Y. Embora muitos autores e outras teorias discordem de McGregor, fica evidente a presença dessas teorias nas organizações nos dias atuais, tanto integral quanto parcialmente.
PALAVRAS-CHAVE: Administração, Recursos Humanos, Escola. Comportamental,
Teorias Motivacionais.
1.2. INTRODUÇÃO As teorias X e Y, construídas por Douglas McGregor no começo da década de 50, podem ser analisadas como duas formas de se visualizar o comportamento humano dentro da empresa. As teorias podem ser observadas pelos seguintes aspectos: Teoria X: subserviência e controle. Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal. McGregor criou uma distinção específica para as duas teorias deixando claras as diferenças entre elas. O comportamento humano nas organizações não pode ser apenas estereotipado em apenas duas teorias, mas fica evidente a aplicação dessas teorias ou partes delas em várias organizações nos dias atuais. As Características da administração dos recursos humanos em várias empresas demonstram traços das teorias X e Y criado por Douglas McGregor.
1.3- TEORIA X E Y A Teoria X e Y, de Douglas McGregor, foram publicadas primeiramente em 1960 sob o título The Human Side of. Enterprise. Seguindo suas teorias para se obter uma administração de recursos humanos de qualidade, seria necessário adaptar os objetivos e necessidades à natureza humana ao invés de mudar a natureza humana para se adequar ao controle e autoridade por parte organizacional.
1.4 A TEORIA X