3
III - MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
As medidas de tendência central (ou de posição) servem para ressaltar as características de cada distribuição, isoladamente ou em confronto com outras.
3.1 Média Aritmética
A média aritmética, ou daqui para diante simplesmente média, é a medida de tendência central mais utilizada, porque, além de ser fácil de calcular, tem uma interpretação familiar e propriedades estatísticas que a tornam muito útil nas comparações entre populações e outras situações que envolvem inferências. Uma vantagem da média é que ela leva em conta todos os valores no seu cálculo, uma desvantagem é que ela é afetada por valores extremos.
Se os dados são de uma amostra, a média é denotada por x , se os dados são de uma população, a média é denotada pela letra grega µ . Para uma amostra com n observações, a fórmula para a média da amostra é a seguinte:
x=
Σxi n média da amostra
(1)
µ=
Σxi
N
média da população
(2)
3.2 Mediana
A mediana (md) é o valor, em uma série ordenada de dados, que divide a série em dois subgrupos de igual tamanho. Em outras palavras, é um valor tal que tenha igual quantidade de valores menores e maiores do que ele. Ao contrário da média, a mediana não leva em conta todos os valores no seu cálculo, e não é afetada por valores extremos. Com os dados arranjados em ordem crescente:
a. Para um número ímpar de observações, a mediana é o valor do meio.
b. Para um número par de observações, a mediana é a média dos dois valores do meio.
_____________________________
Prof. Renata Gonçalves Aguiar
Medidas de Tendência Central
14
3.3 Moda
A moda (mo) é o valor de dados que ocorre com maior freqüência, é uma importante medida de posição para os dados qualitativos. Quando dois valores ocorrem com a mesma maior freqüência, cada um é uma moda, e o conjunto de dados é bimodal.
Quando mais de dois valores ocorrem com a mesma maior freqüência, cada um é uma moda, e o conjunto de dados é multimodal ou