Resenha O Que Ciencia
Carlos Lungarzo nasceu em Bueno Aires, Argentina e lá obteve o grau de mestre em Filosofia e Matemática. Em La Plata concluiu seu doutorado em Filosofia. No Canadá fez seu segundo doutorado em Matemática e concluiu o Pós-Doutorado em Fundamentos e Filosofia da Ciência.
Em 1975 foi contratado pela Unicamp e fez parte do grupo que idealizou, organizou e implantou o primeiro programa de lógica na América Latina. Membro-fundador da Anistia Internacional e voluntário do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Publicou 11 livros sobre lógica, estatística e sociologia matemática, e 86 artigos especializados um desses livros é “Os cenários ocultos do caso Battisti”.hoje mora em São Paulo. Todas as pessoas conhecem certos fatos sem ter os estudados, esse conhecimento esta ligado ao senso comum. Entretanto há pessoas que vão fundo e as pesquisam adquirindo um conceito mais aprofundado . O autor disecar essa questões no livro fazendo analises das diversas formas de conhecimento e abordagem dessas.Ele faz um aprofundamento acerca das variadas formas de ciencias e métodos de estudos.O texto utilizou uma linguagem clara explicativa em todo texto, que não necessita de conhecimento previo para entendelas.
A primeira discursão do texto trata da diferença entre o senso comum e o conhecimento cientifico , resaltando que esta existe na maneira de justificar e transmitir o saber. O conhecimento cientifico é crítico, baseado em experiência e procura explicações profundas exatas de uma forma organizada enquanto o senso comum procura dados imediatos . De acordo com carlos lugaro ”Todas pessoas conhecem certos fatos mesmo sem tem estudado ciencia” Essa forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade ,e que se acumula no decorrer dos tempos, chama-se conhecimento do senso comum e baseia-se na subjetividade, atravessando gerações perpetuando hábitos e tradições. Os mesmo