3 setores
Antes de contextualizar meu exemplo, gostaria de dividir o conceito de terceiro setor definido por (Gonçalves, 1999, p2) : “São cidadãos participando de modo espontâneo e voluntário, em ações que visão ao interesse comum”. A partir disso, vamos continuar o raciocínio.
Há alguns anos eu era membro voluntário de uma igreja perto de minha residência. Lá, além de receber ensinos religiosos de uma determinada linha do Cristianismo, pude experimentar mesmo de uma forma pequena, a organização popular agindo no lugar do Estado, nas diversas áreas. Para efeito de contextualizar, me refiro á catástrofe que algumas cidades serranas sofreram com as chuvas no ano de 2011. Mais exatamente Petrópolis.
Na ocasião, pudemos perceber como a administração se aplica nos mais variados setores da sociedade, onde exista o mínimo de organização. Em decorrência das chuvas, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e desamparadas. Seja pela complexidade da situação ou pelo despreparo ou desinteresse do governo daquela época. A partir disso, um pequeno grupo, no qual eu fazia parte, resolveu ajudar de alguma forma. Resolvemos então comprar mantimentos emergenciais para tentar ajudar os moradores de Petrópolis. Logo, percebemos que precisaríamos pesquisar rapidamente por preços, a fim de socorrer o quanto antes e ter melhor proveito com os recursos que tínhamos. Revolvemos então que nossa compra seria no mercado MAKRO, onde na compra em grande quantidade, obtivemos uma grande economia. Naquele momento, os conceitos de eficiência e eficácia fizeram sentido. Conseguimos comprar os produtos e da melhor forma. Coisa que não conseguiríamos se apenas comprássemos em qualquer super mercado da cidade. Além disso, por exemplo da nossa organização, eficiência e eficácia, conseguimos estimular o restante dos membros daquela instituição religiosa, a fim de conseguir o apoio de diversas pessoas.
Organização pública: Correios
É a empresa onde trabalho atualmente. Como em