3 setor
Segundo Hudson (1999), o terceiro setor é formado por uma variedade de organizações que são conhecidas por diversos nomes entre elas podemos citar:
• Setor de caridade é formado por todas as organizações que pretão serviço de caridade e que são registradas como tal;
• O setor voluntário inclui entidades de caridade e muitas outras organizações com objetivos sociais e políticos que não foram registradas como instituições de caridade;
• As ONG (Organização Não Governamental), é formada por organizações voluntárias ou de caridade.
• Sem fins lucrativos, é formado por universidades e hospitais, sindicatos, associações profissionais e outras organizações sem fins lucrativos que podem dar lucro, mas não o distribui.
O terceiro setor tem por principal finalidade exercer função do setor público através de bens e serviços destinados para o consumo coletivo e sem gerar lucro. Quaisquer excedentes devem ser reinvestidos na própria instituição, para os fins estipulados.
3.1 Como surgiu a função do administrador no terceiro setor.
Até a década de 70, de acordo com Hudson(1997), a administração não era muito utilizada nas organizações do terceiro setor, isso começou a mudar a partir do crescimento deste setor que buscou contratar profissionais da área de administração para se tornarem mais eficientes.
Drucker (1997),defende que as organizações sem fins lucrativos devem ser bem gerenciadas, pois não tem lucro e assim buscarem meios para se manter e atingir sua missão.
Camargo (2001), afirma, “Profissionalizar o setor requer uma missão clara, aprendizado e ensino contínuos, gerência por objetivos e auto avaliação, auto nível de excelência juntamente com uma correspondente liberdade de ação e responsabilidade pelo desempenho e pelos resultados.”
Para conseguir alcançar os objetivos organizacionais as organizações devem estar prontas para enfrentar situações de dificuldades adotando novos meios de gestão utilizando conhecimentos,