física
O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos. A propriedade de serem facilmente imantados é aproveitada na obtenção de campos magnéticos de valores elevados como, por exemplo, no interior das bobinas é muito comum colocar um ferro com o intuito de aumentar a intensidade do campo magnético. O íman (ou ímã, ou magneto) é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta.
Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos electões que se encontram no interior da matéria.
Um íman é um dipolo, tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Por definição, o pólo sul de um íman é o que é atraído pelo pólo norte magnetico da Terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímans menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.
Um electroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.Observe que a força de atração entre um imã e um pedaço de ferro ou as forças de atração ou de repulsão entre dois imãs não é de origem elétrica, pois os corpos não estão eletrizados. Trata-se de forças magnéticas e que obedecem ao princípio da ação e reação (terceira lei de Newton), pois tem a mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos opostos.
Bússola – Trata-se de uma agulha magnética colocada na posição horizontal, suspensa pelo centro de gravidade, indicando