Sublimação do iodo
• Estados Físicos da Matéria
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada para fins didáticos, em três estados físicos: sólidos, líquido e gasoso. Cada um dos três estado de agregação apresenta características próprias como o volume, a densidade e a forma, que podem ser alteradas pela variação de temperatura (aquecimento e resfriamento), e pressão.
• Ponto de Fusão e Ebulição
Ponto de Fusão: é uma temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado sólido para o estado líquido, ou do estado líquido para o estado sólido.
Ponto de Ebulição: é uma temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso, ou do estado gasoso para o estado líquido.
Sublimação
Sublimação: A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido. O gelo seco, a naftalina e o são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes. Outros sólidos também sublimam.
Gasoso para o sólido
Materiais utilizados
• Béquer;
• Iodo em sua forma sólida;
•Fonte de calor (bico de Bunsen);
Procedimento
Primeiro foi adicionado ao béquer o iodo em forma sólida e o béquer foi fechado com uma tampa de vidro.
Em um segundo momento o béquer foi aquecido com o calor vindo do bico de Bunsen e podemos observar o iodo passar do estado sólido para o gasoso (sublimação).
Resultado:
Ocorreu o processo de sublimação do iodo que foi notado em um tipo de gás roxo e podemos observar esse processo raro da natureza que ocorre em poucos elementos dado as condições climáticas e o ambientes que esses elementos se