3 setor Ongs
ONGs - Organizações Não Governamentais
As ONGs (Organizações não Governamentais) são instituições criadas sem ajuda ou vínculos com o governo, geralmente de fundo social e sem fins lucrativos. O surgimento dessas organizações deu-se pelo motivo da ineficiência dos Governos e do poder público em geral, para suprirem todas as necessidades da sociedade. Essas organizações constituem importantes alternativas para sistematizar a sociedade como um todo, pois promovem ações sociais, culturais, assistenciais entre outras.
A sigla ONG se refere a qualquer organização não governamental, esse conceito foi utilizado pela primeira pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas em 1950, surgindo na Organização das Nações Unidas com o nome em inglês “Non-Governmental Organizations” designando organizações internacionais ou supranacionais que fossem estabelecidas mediante acordos governamentais.
No Brasil a Expressão era habitualmente ligada a uma gama de instituições que começaram a surgir nas décadas de 70 e 80, como apoia as organizações populares, com o intuito de promoção da cidadania, de defesa de direitos e de luta pela democracia. As primeiras ONGs Brasileiras, portanto, surgiram da sintonia com as demandas e dinâmicas dos movimentos sociais, com ênfase nas reinvindicações libertárias, em educação popular e em elaboração de políticas públicas.
As ONGs fazem parte de movimentos sociais e têm como princípio o desenvolvimento humano e o alargamento da participação na cidadania. Elas apresentam uma grande diversidade, principalmente temática, variando desde as entidades ligadas ao meio ambiente e aos grupos feministas, até as organizações voltadas à proteção da criança e do adolescente.
As Organizações Não-Governamentais são um grupo que não possuem fins lucrativos, e fazem diversos tipos de ações solidárias, para grupos específicos, como crianças, idosos, animais, meio ambiente, e etc., e fazem