inter 3° setor
A atividade de consultoria pode ser considerada uma das mais antigas profissões, mesmo que ainda não reconhecida como tal, reis bíblicos tinham profetas, sultões persas tinham vizires e há séculos pessoas tem doado seus conhecimentos, experiências e opiniões para auxiliarem outras na tomada de decisões. No entanto somente no século XX a consultoria passou a ganhar moldes de atividade bem definida e caracterizada.
Do latim consultare, “aconselhar” é isso que o consultor realiza. A consultoria é um processo interativo de um agente de mudanças externo à organização, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida organização nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. Segundo o Institute of Management Consultants, da Inglaterra, consultoria empresarial é:
O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações. (2010, p.7)
O setor de consultoria cresceu mundialmente, em taxas significativas e esse crescimento não foi obra do acaso, resultados de levantamentos e pesquisas apontam para um gama de motivos que levaram as organizações a contratar consultores. Dentro das organizações a consultoria é importante para avaliar os profissionais que a compõem, verificando se as pessoas estão capacitadas para o exercício de tais funções de maneira eficiente e produtiva; para apoiar ao máximo o contratante, com visão crítica empresarial para desenvolver soluções para os problemas já existentes assim como os problemas futuros; para oferecer crescimento ao empreendimento, decorrente da busca constante por novas práticas e visibilidade de mercado no qual atua; para possibilitar a organização criar parcerias com fornecedores, clientes e