3 Principais Diferen As Entre Lucro Presumido E Lucro Real
3 principais diferenças entre Lucro Presumido e Lucro Real
Cristiano Freitas
27 de novembro de 2013
Finanças
Cristiano Freitas Bacharel em Contabilidade pela PUC Campinas, Pós-Graduando em Direito Tributário pelo IBET Campinas, atuou como auditor e consultor em multinacionais e atualmente é sócio do escritório de contabilidade Syhus, situado em Campinas/SP.
Qual é a melhor opção para minha empresa, Lucro Presumido ou Lucro Real?
Para te ajudar nessa decisão, juntamos aqui informações básicas para você escolher entre uma opção ou outra, e até mesmo entender que nem sempre será uma questão de escolha, infelizmente.
O primeiro ponto é entendermos que Lucro Presumido e Lucro Real são opções tributárias (que aqui denominaremos “perfis tributários”), que nada mais são do que formas de se pagar impostos sobre notas fiscais.
Há também uma terceira opção, que é o Simples Nacional, mas que não será abordado aqui.
Noções Gerais
Em resumo, temos 3 principais opções tributárias: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.
O Simples Nacional é uma opção tributária para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões/ano e não desenvolvam atividades impeditivas para esse perfil, como por exemplo: empresas de consultoria, engenharia ou gestão.
Já o Lucro Presumido é uma opção para empresas que faturam até R$ 48 milhões de reais por ano e que não desenvolvam atividade impeditivas para esse perfil, como por exemplo: bancos comerciais, bancos de investimento, arrendamento mercantil e seguradoras.
E, por exclusão, todas as demais empresas que não estão no perfil do Lucro Presumido ou Simples Nacional são empresas tributadas no Lucro Real.
Agora que sabemos do que se trata, vamos analisar qual opção é melhor, Lucro Presumido ou Lucro Real, para uma empresa que, por natureza, não possa optar pelo Simples Nacional.
1- Tributação de PIS e Cofins
No Lucro Presumido as empresas pagam essas duas contribuições, PIS de 0,65% e Cofins de