Tipos De Caldeiras E NR13
Daiane Lima
Fabricia Gama
Jacineide França Ferreira
Professor : Domingos
Senhor do Bonfim – Ba
Agosto de 2014
INTRODUÇÃO
A especificação de um material, deve levar em conta o seu emprego no projeto, de tal forma, que seja otimizado o processo. Se preocupando sempre comasegurança e com os custos. Para efeito da NR13, Serão considerados como caldeiras todos os equipamentos que simultaneamente, geram e acumulam vapor de água ou outro fluído. Nos vasos de pressão os materiais devem ser selecionados de acordo com suas propriedades tanto físicas quanto químicas logo, com a vasta quantidade de materiais que existem no mercado atual, essa seleção se torna cada vez mais imprescindível, para garantir um melhor desempenho do equipamento.
Caldeira é um recipiente metálico cuja principal função é a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras em geral são empregadas para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos através do vapor, ou calefação ambiental.
Caldeira flamotubular:As caldeiras de tubos de fogo ou tubos de fumaça, flamotubulares ou ainda gases-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que se encontram circundados por água, cedendo calor à mesma.
Caldeira vertical:Os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico, fechado nas extremidades por placas chamadas espelhos. A fornalha interna fica no corpo cilíndrico, logo abaixo do espelho inferior.
Os gases de combustão sobem através de tubos, aquecendo e vaporizando a água que se encontra externamente aos mesmos. As fornalhas externas são utilizadas principalmente para combustíveis de baixo teor calorífico. Podem ser de fornalha interna ou externa.
Caldeira horizontal:Esse tipo de caldeira abrange várias modalidades,