3 Pontos importantes da psicologia social
A Psicologia Social tem como objeto de estudo o comportamento ou relação entre o individuo e a sociedade. No texto foram encontrados três aspectos importantes: a questão da preocupação da Psicologia Social para com o homem x sociedade; a questão do próprio estudo do contexto da Psicologia e; a dependência cultural como reflexo de investigação da Psicologia Social.
Na Psicologia Social homem x sociedade, a preocupação existente é conhecer como o homem se insere no processo histórico da sociedade, como poder transformar sociedade em que vive; o grupo que pertencemos, como definimos a nossa identidade social, como se forma a concepção de mundo e de tudo que nos cerca; como determinamos valores, quais circunstâncias uma análise de instituições podem propiciar o nosso desenvolvimento social, etc. Tudo isso faz parte da interação do individuo com o meio social, e é o que a Psicologia social questiona, tornando assim, o primeiro ponto.
No segundo, já envolve o inserimento do estudo da Psicologia Social nos países da America Latina. Pois as pesquisas acabaram se acumulando e com isso se tornaram inviáveis, surgindo então a “crise” da Psicologia social, inclusive sendo um termo muito usado pelos observadores. Essas críticas surgiram no final da década de 60, principalmente na Europa, França e Inglaterra.
Na America Latina os conhecimentos foram se adaptando em conceitos e técnicas de estudo. Assim a
Psicologia Social continuou sendo ensinada, com pequenas reformulações e novas pesquisas, sem grandes alterações.
Já o terceiro e ultimo ponto, entra o Brasil com esta ”crise” fazendo sentido, porém, não reproduzindo até hoje conhecimento cientifico radicalizado na reflexão sobre nossa realidade social, continuando a importar teorias psicológicas nem sempre aplicáveis.
Com isso, nos temas mais freqüentes da investigação da Psicologia Social, escolhidos geralmente sem qualquer preocupação com aspectos de relevância ao