3 parte da nota
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BACABAL.
CAMPUS III – BACABAL-MA.
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
PROFRSSOR: WHERISTON NERIS
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
ALUNO: CLÉDSON LIMA BATISTA
RESUMO
A CONSTRUÇÃO DO OBJETO – PIERRE BOURDIEU
BACABAL/MA 2015
CLÉDSON LIMA BATISTA
RESUMO
Resumo apresentado para obtenção de parte da nota referente à disciplina Epistemologia das Ciências Sociais ministrada pelo Prof. Me. Wheriston Neris, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia. Turma 2012.2 da Universidade Federal do Maranhão.
BACABAL/MA 2015 RESUMO
Como vimos desde os primeiros trabalhos, a magnífica obra de Pierre Bourdieu, “A Profissao de Sociólogo” divide-se em três partes dispostas da seguinte forma: a primeira parte com a temática sobre a ruptura, a segunda parte fala a respeito da construção do objeto e por fim a terceira, explica o racionalismo aplicado.
Ao longo do resumo trataremos mais especificamente da segunda parte da obra que é a construção do objeto, como supracitado, além de realizar análises realcionadas a questões empíricas, sem perder de vista a linha de raciocínio defendida na parte em que o sociólogo dissertou sobre a ruptura.
De acordo com a linha de pensamento de Bourdieu, é posto em questão o modo como se chega a definição do objeto de pesquisa, mostrando ao mesmo tempo a grande necessidade de uma cientificidade e um rigor maior para tal definição, fazendo-se necessaria a busca de técnicas e metodologias analíticas dos dados sociais disponiveis afim de fornecer justificativas indubtáveis para uma definição.
Bourdieu faz uma enfatização sobre os meios para se chegar à construção do objeto dondo grande importância do questionamento, mesmo utilizando as técnicas imprescindíveis para a construção do objeto, pois, para o autor, o resultado final sobre o objeto,