3 estados criados por Comte
Estado teológico O estado teológico ou "fictício" explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa. Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e ao monoteísmo, ou seja, o estado teológico se caracteriza,pelo fato do homem primitivo tentar explicar os fenômenos que ocorriam na natureza, recorrendo aos deuses, com suas iras e complacências. Os deuses são os que enviam as chuvas, os terremotos, oseclipses e as mudanças de estações.
Ou seja, estado teológico seria aquele em que os indivíduos teriam concepções fortemente influenciadas pela crença em uma divindade, como no próprio nome diz (teológico).
Nessa caso podemos citar os protestantes, os católicos, os islamitas, etc. Estado metafísico O estado metafísico substitui os deuses por princípios abstratos como "o horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. A tempestade, por exemplo, será explicada pela virtude do ar. Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.
Ou seja, Estado metafísico é aquele em que o indivíduo ainda acredita que algo tem influência por forças abstratas, que vai além do plano físico. eu acho que um exemplo disso seria os espiritistas. Estado positivo O estado positivo é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e a responder aos últimos "por quês". O espírito humanorenuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas. As causas absolutas (os porquês) e os fins (finalidades últimas) porserem inacessíveis ao exame científico são substituídos pelo estudo e descobertas das Leis