Física Social
Junho 2014
Introdução
Vivemos em sociedade e estamos sempre nos relacionando com outras pessoas através de grupos sociais, sejam eles a família, amigos, colegas no trabalho, ou nos estudos, enfim, estamos sempre nos relacionando socialmente.
Fazemos parte de um sistema estrutural e conjuntural no qual precisamos compreender e descobrir que muitos fatos que ocorrem em nosso dia-a-dia estão ligados às condições sociais, e é neste conjunto de ralações sociais que a sociologia busca compreender e explicar a sociedade, nossa complexidade, antagonismo, harmonia, crises, etc.
Cenário de surgimento
Antes de entrarmos em qualquer detalhe e explicação em relação à Física Social e a Atual Sociologia, precisamos entender o contexto histórico do seu surgimento. Na Europa, se vivenciava a Revolução Francesa(1789) e a Revolução Industrial(Inglaterra- 1780-1860). A sociedade daquela época passava por diversas mudanças com a implantação do capitalismo, o que causou uma ruptura dos costumes patriarcais(família) e uso da manufatura no trabalho.
Um dos fatores importantes de mudança dessas revoluções foi do pensamento teocêntrico para o antropocêntrico, a onde antes as coisas se baseavam em religião e um Deus, passam a ter como centro o homem.
A Sociologia surgiu no inicio do sec. XIX em um contexto onde cada vez mais as pessoas tomavam consciência do mundo em sua nova forma de modernização e globalização. Foi nesta época em que a sociologia foi reconhecida como disciplina cientifica e sociólogos se interessavam em estudar como unificar os diversos grupos, e não apensas estudá-los separadamente.
Surgimento dos Sociólogos
Os primeiros sociólogos buscavam entender como a sociedade funcionava e explicar as mudanças que nela ocorriam conforme a época. Essas revoluções causaram mudanças e problemas para a sociedade, e os sociólogos buscavam soluções para a vida em comunidade.
Em 1838 o termo “Sociologia” foi criado por Auguste Comte, que