Casas de Barro
Casa de Terra Caiuás. Acervo da autora.
Projeto e transferência de tecnologia.: Ana Carolina Veraldo por Ana Carolina Veraldo, publicado em 11/06/2012
"A casa de terra Caiuás é um projeto piloto que visa quebrar preconceitos, demostrando que a taipa não tem que estar veiculada necessariamente ás idéias de precariedade e arcaísmo."
Foram recorrentes os questionamentos: – “Não desmancha com a chuva?” “Não atrai barbeiro?” “São mais econômicas? Sabe-se que o material construtivo é largamente utilizada na criação de habitações em diversas culturas (China, Austrália, África, Europa) e possui propriedades que regulam o clima interior e a umidade do ar, deixando a casa fresca no verão e quente no inverno. Entretanto, a experiência com esta obra evidenciou preconceitos referentes ao uso da terra como matéria-prima devido às imagens de insalubridade associadas às tradicionais casas de pau-a-pique da região.
A CASA DE TERRA CAIUÁS foi construída com a técnica denominada painéis monolíticos de solo-cimento, que na realidade é a taipa-de-pilão, uma técnica milenar de construção introduzida no Brasil pelos portugueses e largamente utilizada no período colonial. A tecnologia desenvolvida pelo CEPED (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), alia, conhecimento científico, ferramentas e materiais mais recentes para um novo design e qualidade.
A técnica consiste em terra compactada dentro de fôrmas para a produção de paredes maciças, com função estrutural. Esta técnica está sendo revalorizada e redescoberta, sendo uma ótima solução para a sustentabilidade das habitações: a produção é feita in loco, a matéria-prima, quando adequada pode ser extraída do próprio lote diminuindo custos ambientais e financeiros com transporte de materiais, não produz entulhos e desperdícios, é reciclável, permite a auto-construção e a participação comunitária.
Casa de Terra Caiuás. Acervo da autora.
Localizada há 30 km de Fátima do Sul a casa foi