3 AUTO INSTRUCIONAL
CAMPOS, Jamilla Barbosa
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
AUTO INSTRUCIONAL.
A diversidade étnica e cultural do Brasil - entre tantas riquezas do país é sem duvida, um dos seus destaques em comparação com outros povos e cultura. O Brasil é um país diversificado, que apredem com as suas diferenças. Essa característica decorre do processo de colonização e com chegada dos imigrantes ao longo da história.
No entanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, seja pelo uso da força física ou pressão econômica impedindo o desenvolvimento político e social.
A historia da sociedade brasileira sucede inicialmente do contato entre os colonizadores e colonizados, os índios e os africanos foram escravizados com o objetivo do progresso e riqueza. Provocando ainda mais as desigualdades sociais vividas por nossa sociedade até os dias de hoje. Segundo Michalizyn (2014 p.10) conceitua que “Relações ético-raciais significam contribuir para a eliminação de pensamentos a atitudes etnocêntricas, decorrentes da diferenças sociocultural presente em grupamentos humanos distintos”.
O fato é que a sociedade brasileira encontra-se marcada pela restrição e discriminação racial. Essa situação reflete a existência de um racismo efetivo, com repercussões negativas na vida cotidiana da população negra.
Assim sendo, o conselho nacional de educação aprovou a lei em que As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrosdescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004.
A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem