Libras
Faculdade Anhanguera Pedagogia
Curso de Pedagogia EAD
COMPETÊNCIAS E HABILIDADE PEDAGOGICAS.
Taubaté
2011
Introdução
É tarefa do professor, formar o jovem para ser sujeito, protagonista da sua história. Educar o jovem para ser melhor como gente, desenvolver sua humanidade, sua espiritualidade formando-o para participar do processo de transformação social.
As ameaças e oportunidades no cenário global.
* Conhecer o conteúdo a ser ensino e a sua tradução em objetivos de aprendizagem; * Trabalhar a partir das representações dos alunos; * Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos á aprendizagem; * Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas; * Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento; * Prevenir as violências fora e dentro das escolas; * Lutar contra os preconceitos e as discriminações.
O profissional de pedagogia e a sua relação com os outros.
É importante negociar as regras com os alunos. Mas o professor aberto a negociações não abandona o seu papel de adulto e de mestre e não instaura a autogestão, antes, procura constantemente que a turma assuma, de maneira responsável, a definição das regras e a sua aplicação. Mas, quando a turma não o faz, assume ele inteiramente essa responsabilidade em favor do respeito pelas regras.
A competência fundamental do professor é saber viver na ambigüidade de ser partidário do acordo, mas, ao menor sinal de alarme, assumir o seu papel de responsável/autoridade.
A sua competência é saber o que faz, o que supõe um trabalho regular de desenvolvimento pessoal e de análise das práticas.
O professor deve dominar as “técnicas de justiça”, o que supõe uma explicitação dos direitos e dos deveres de alunos e professores e um esclarecimento dos procedimentos de justiça na turma e na escola.
Taubaté
2011
2394- 15 – Pedagogo.
Auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em