Franquismo
RESUMO
Com o fim da guerra civil um regime totalitário começou na Espanha e foi liderado pelo ditador Francisco Franco, entre 1936 e 1975. O Franquismo tinha como características principais o conservadorismo, o nacionalismo e o autoritarismo. Assim, como a maioria das doutrinas, o Franquismo rejeitava tanto a oligarquia quanto o comunismo e defendia o proletariado e os sindicatos. Ideologicamente, o Franquismo é baseado no fascismo, adaptado para a Espanha pelo movimento Falangista. As bases do regime espanhol foram o catolicismo e o anticomunismo e exercia os poderes Executivo, Legislativo e controlava o Judiciário. A Frente Popular contava com o apoio de operários, camponeses, funcionários e das minorias nacionalistas catalã e basca. Apesar de o governo ter se auto-definido como uma democracia, não pode ser considerado democrático, em comparação às democracias parlamentaristas contemporâneas. É mas adequado defini-lo como ditadura ou regime totalitário. Em 20 de novembro de 1975 Francisco Franco sofre um ataque cardíaco, o Príncipe Juan Carlos assume o poder como chefe de Estado e após a morte de Franco é proclamado Rei. Foi o fim da doutrina franquista/falangista, terminava a governação da nação espanhola sob atutela do General Franco, após 40 anos de ditadura. Ainda hoje muitas pessoas lutam pelo Franquismo na Espanha.
Palavra chave: Francisco Franco. Franquismo. Regime Totalitário.
INTRODUÇÃO
Ao longo da nossa formação escolar na disciplina de Historia, muitas vezes ouvimos falar de estatos totalitarios que existiram na Europa, o Nazismo, o Fascismo e o Salazarismo. Mas nao foram apenas três, mas sim quatro regimes totalitários. E neste trabalho irei apresentar uma breve visao sobre este regime de Francisco Franco, chamado Franquismo.
No ano de 1931, um governo republicado foi instalado com o objetivo de solucionar problemas econômicos que assolavam o país. Os comunistas dominaram o governo espanhol até 1934, mas em 1936, membros do exército