O gestor escolar e as novas tecnologias
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
JUSCELINA FERREIRA DE MAGALHÃES FRANCO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TÍTULO: Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais e Políticas Públicas.
SANRA TEREZINHA DE GOIÁS
2014
JUSCELINA FERREIRA DE MAGALHÃES FRANCO
Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais e Políticas Públicas.
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: CURRICULO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO, POLITICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL E SEMINÁRIO III.
Prof.: Profa. Cyntia Simoni França, Profa. Raquel Franco, Profa. Edilaine Vagula, Profa. Vilze Vidotti e Profa. Laura Célia Cabral Cava.
SANTA TEREZINHA DE GOIÁS
2014
INTRODUÇÃO:
O Brasil está mudando rapidamente. E isso diz respeito diretamente à educação. O mercado de trabalho, os costumes e a escola já não são os mesmos. É necessário o uso das novas tecnologias na mediação escolar, para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. Entendemos que além da capacitação dos docentes há também a necessidade de participação dos gestores nos cursos de qualificação, para que possam incentivar a presença das novas tecnologias no contexto administrativo e pedagógico na escola, ou seja, gestores precisam participar do processo de inclusão digital ou de alfabetização tecnológica. Desde a implantação da Lei N 9394/96 houve uma revolução na gestão escolar, pois inúmeras responsabilidades, competências e habilidades são exigidas na sua atuação administrativa, pedagógica e comunitária, a partir dos princípios de gestão democrática no âmbito a escola pública. O gestor escolar, a partir desse momento passou a gerenciar, coordenar, acompanhar e executar atribuições que que anteriormente não ressoavam no âmbito da escola e