2º modernismo em Portugal
Mário de Sá-Carneiro foi um poeta, contista e ficcionista português, um dos grandes expoentes do modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu.
A 'Geração de Orpheu foi o grupo responsável pela introdução do Modernismo nas artes e letras portuguesas. O nome advém da revista literária Orpheu, publicada em Lisboa no ano de 1915.
Guilherme de Santa-Rita, mais tarde passaria a chamar-se apenas, Santa-Rita Pintor foi um pintor português, Figura mítica da primeira geração de pintores modernistas portugueses, pois maior parte do seu trabalho não era exposto em portugal, mas sim em paris. Apesar disto foi o mais ativo impulsionador do breve movimento futuristaportuguês.
Amadeo de Souza-Cardoso foi um pintor português. Faleceu a 25 de Outubro de1918, mas mesmo assim influenciou grandiosamente o movimento modernista portugues,fazendo parte da primeira geração de pintores modernistas.
Robert Delaunay era um artista francês que usava o abstracionismo e o cubismo em seu trabalho. Ele e sua esposa, Sonia Delaunay, viveram durante um curto periodo de tempo em Portugal, onde, fascinados pela luz portuguesa, desenvolveram as suas teorias sobre a cor simultânea na companhia de grandes artistas portugueses como Eduardo Viana e Amadeo Cardoso. Regressam a França em 1921, depois da guerra.
José Sobral de Almada Negreiros foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho, pintura, etc.) e à escrita(romance, poesia, ensaio, dramaturgia), ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses, chegando a participar também nas respetivas segunda e terceira gerações. Também integrou o grupo radicalista Orpheu. A sua viagem a Paris, como a qualquer outro ponto do estrangeiro, revelou-se de curta duração.
José Régio foi possivelmente o único escritor português que dominou com igual mestria todos os géneros literários: