2ª Guerra Mundial e Guerra Fria
(1939-1945)
Após a Primeira Guerra mundial surgiram dois blocos de nações: as nações favorecidas – EUA, Inglaterra, França – política de apaziguamento as nações desfavorecidas ( Eixo) – Alemanha, Itália e Japão – política de agressão e expansão
Política de Agressão e expansão: Durante a década de 30
- Japão invadiu a Manchúria e a China
- Itália invadiu a Etiópia e a Albânia
- Alemanha invadiu a Renânia, entre outros.
URSS: Estava isolada pelo Cordão Sanitário Internacional, criado pelos países capitalistas
GUERRA CIVIL ESPANHOLA – 1936-1939 – Partidários do governo x General Franco (fascista). Alemanha e Itália apoiaram Franco – Inglaterra e França neutras. Franco vence.
Hitler precisava do espaço vital para formar a Grande Alemanha:
1938 – Alemanha anexou a Áustria – ANSCHLLUS. Inglaterra e França nada fazem, pois, temem uma Segunda guerra.
Hitler tenta tomar Sudetos (região da Tchecoslováquia - esta não deixa). Mussolini, temendo uma nova guerra, convoca a Conferência de Munique (1938) para resolver o caso de Sudetos. Principais representantes: Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Fica acertado que Hitler poderia anexar Sudetos, mas toma toda a Tchecoslováquia.
1939 – Alemanha assina com a URSS, o Pacto Germano-Soviético, secreto, que divide a Polônia entre nazistas e soviéticos.
Hitler ataca a Polônia em 1º de setembro de 1939 – Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha, inicia-se a 2º Guerra Mundial.
1940 – Hitler ataca a Noruega, Dinamarca,Holanda, Bélgica e França. Os nazistas atravessam a Linha Maginot e tomam Paris e a França se divide: área ocupada e área livre.
Formalizado o Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
1941 Hitler ataca a Iuguslávia e logo depois a URSS.
Os EUA entram na guerra – desde o início eram “solidários” à Inglaterra e França e temiam a expansão japonesa na Ásia. Mandavam os japoneses devolverem a Manchúria à China e estes recusam. EUA cortam o fornecimento de vários produtos (aço,