GUERRAS MUNDIAIS: 1ª E 2ª GUERRA MUNDIAL E GUERRA FRIA
VILA VELHA, 2013
RESUMO
1ª guerra mundial: Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações europeias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.
2ª guerra mundial: No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Guerra fria: Essa guerra foi um conflito apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar. Teve início logo após a segunda guerra mundial. A união soviética possuía um sistema socialista. Já os EUA, defendia a expansão do sistema capitalista. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
1ª GUERRA MUNDIAL
(1914-1918)
Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a “Bela época”. Era aparentemente uma fase de confiança e otimismo, porém grandes conflitos estavam prestes a acontecer. O planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Com o passar do tempo, a relação entre os países foi marcada por disputa e tensão. Motivos da 1ª guerra mundial: disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha, revanchismo francês (a França desejava recuperar os territórios Alsácia-Lorena, perdidos em 1871, na Guerra Franco-prussiana), Os Incidentes nos Bálcãs – A Áustria anexou as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, provocando reação da Rússia e da Sérvia, Os Incidentes no Marrocos – O Marrocos, país semibárbaro governado por um sultão, era cobiçado pela França que já conquistara a Argélia. Assinou acordo com a Inglaterra, dona de