2ano
1
Índice:
Escola Básica e Secundária à Beira Douro – Medas 1 1
Índice:
2
Introdução 3
Origem do barro 4
6
Olaria 8
Técnicas de acabamento e decoração 10
Conclusão 12
Introdução
A argila, mais conhecida por barro, é conhecida e utilizada pelo homem desde os tempos primitivos, desde que descobriu que podia modelá-la.
A palavra "Cerâmica" vem do termo grego "KERAMOS" que quer dizer barro.
No caso do nosso país, a utilização do barro tornou-se tradição em algumas zonas do nosso país do nosso país. Hoje em dia, a produção artesanal está a ser recuperada e utilizada na sua forma original e também pode criar novas formas, através do trabalho de novos artesãos.
Origem do barro
O barro é um material natural que se encontra no solo.
A argila é extraída de uma rocha sedimentar, constituída por pequenas partículas acumuladas e depositadas no solo ao longo de milhares de anos. Ao contrário das outras rochas, esta não é dura e pode ser removida com alguma facilidade.
A argila, ou barro, misturada com água, forma uma pasta facilmente modelável. É também necessário que seja devidamente limpa de impurezas.
Características e Propriedades
Cor - De acordo com a sua composição, a argila apresenta-se com cores variáveis (branco, alaranjado ou cinzento). A argila mais pura, bastante mais clara designa-se por caulino.
Plasticidade - A argila tem a capacidade de adquirir e manter diferentes formas ao ser trabalhada. Mesmo depois de seca e antes de ser cozida, pode ser novamente trabalhada se lhe adicionarmos água.
Resistência - É a propriedade que a peça tem de manter a forma dada após secagem e de se tornar mais resistente após a cozedura.
Impermeabilidade - Depois de cozida e vidrada a peça deixa de absorver líquidos.
Sonoridade - Propriedade que a argila tem de emitir sons, através de