(25%%) amigos adicionados é presentes recebidos
Nos exercícios a seguir, vamos praticar a palhetada alternada com algumas variações dos exercícios anteriores. Preste atenção no padrão de cada exercício e tente fazê-los de forma constante em todos os andamentos que treinar.
a)
Exercício 4a - Nesse exercício treinaremos a digitação 1234 e 4321 porém mantendo três palhetadas em cada corda.
b)
Exercício 4b - O Exercício propõe uma troca constante entre os dedos de casas e cordas. Treine esse exercício em todas as casas do braço do instrumento.
c)
Exercício 4c - Treino de uma palhetada por corda. Mantenha sempre a palhetada alternada para fazer esse exercício e procure não sujar o som.
d)
Uma outra boa possibilidade pra treinar a palhetada alternada (ou qualquer outra técnica) é utilizar os padrões e a digitação de escalas. As escalas são a porta de entrada para que o estudo da técnica seja algo musical e melódico. Nos exercícios a seguir nós vamos treinar a palhetada alternada com o shape de algumas escalas. Geralmente as escalas são dispostas em um padrão de 2 ou 3 notas por corda. Exercício V
a)
Exercício 5a - Escala Hexafônica (Escala de Tons Inteiros) em duas cordas até décima segunda casa.
b)
Exercício 5b - Escala Hexafônica (Escala de Tons Inteiros) na forma diagonal e mantendo o padrão de três notas por corda.
c)
Exercício 5c - Escala Pentatônica com o padrão de duas notas por corda. Comece palhetando pra baixo e na primeira corda repare que serão tocadas três notas o que mudará o sentido da palheta. A partir daí todas as cordas começarão sendo tocadas pra cima.
d) Escala Diminuta
Exercício 5d - Esacala Diminuta com o padrão de duas notas por corda.
O real intuito desse exercício V é mostrar que qualquer shape de escala, conjunto de notas ou até mesmo uma sequência difícil pode ser utilizada como exercício para você manter sua técnica em dia, experimente utiliza os exemplos acima para compor novos padrões e variações. Exercício VI
Na útlima parte dessa