202010
Nome: Rafael Pereira
Nome: Francisco Wagner
Nome: Leandro de Sousa
Nome: Priscila Rodrigues
Nome: Luiz Felipe
Nome: Luciana de Oliveira
RESUMO
O trabalho consiste em analisar a microestrutura do aço carbono 1020, que se deu por meio de etapas realizadas em laboratório. A cada etapa a amostra passava por uma transformação onde sua superfície mostrava um aspecto e forma desejados. As etapas consistiam em lixamento, polimento, ataque químico e posteriormente análise no microscópio. Ao final de todo o processo finalmente conseguimos visualizar a microestrutura do aço carbono 1020 pois se trade de ferrita mais perlita, pois com essas informações podemos traçar parâmetros para outras características de aço.
Introdução
Nas aulas no laboratório, aprendemos todas as etapas de como preparar a amostra do aço carbono 1020 e visualizar sua microestrutura através de processos de lixamento, polimento, ataque químico e em seguida visualização no microscópio.
Percebemos que essas etapas foram de extrema importância para concluir a análise da amostra, pois ao passo de cada processo conseguimos aprender como realmente se analisa uma amostra, as dificuldades, os cuidados e responsabilidade nas horas de precisão.
Objetivo Geral
Conhecer os processos de preparação e análise, com a finalidade de revelar e analisar a microestrutura do aço carbono 1020.
Objetivo Específico
A cada etapa tínhamos um objetivo:
1ª etapa: Lixar a amostra para deixar os arranhões em uma mesma direção.
2ª etapa: Polir a amostra depois de lixada, com o intuito de conseguir de deixar a amostra espelhada, ou seja, quase perfeita.
3ªetapa: Ataque químico, consistiu em revelar a microestrutura da amostra por meio de produto denominado Nital 2% .
4ªetapa: Visualização da microestrutura através do microscópio.
Materiais
Nas aulas práticas foram utilizados os seguintes equipamentos/materiais:
A amostra de aço carbono 1020;