2015 03 20 Virtualiza O
Existem várias vantagens do uso da virtualização de hardware, como por exemplo, no caso do usuário, a facilidade e executar aplicações de outros sistemas, podendo assim instalar o microsoft office em um sistema Linux, ou aplicações de Windows 98 no proprio Windows 8.1. Já no caso dos servidores é possivel criar vários subservidores com uma quantidade menor de computadores, reduzindo a quantidade de mão de obra técnica e de recursos gastos pela empresa.
Como um servidor moderno possui muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar eles acabam ficando ociosos, então acaba sendo mais vantajoso dividir um servidor de grande porte para conpartilhar os recursos entre os servidores virtuais.
Para que a virtualização possa ser feita é necessário que seja implementar uma plataforma no computador físico cahamda de VMM (Virtual Machine Monitor), que recebe os sistemas a serem virtualizador e controla os recursos de cada um. Ex: Virtual Box.
Quanto ao hardware:
O uso total de HD é definido pelo emulador da máquina virtual, um arquivo com o tamanho total da HD é gerado na máquina física e se o mesmo for apagado toda a HD da máquina virtual também é apagado.
O uso da memória RAM funciona de um jeito similar ao uso do HD, ao criar a máquina virtual é necessário especificar a quantidade de memória RAM que será direcionada para ela, então sempre que esta máquina virtual estiver ligada a memória que foi direcionada a ela será subtraída da memória dodal da máquina física. uma máquina virtual pode ter até quatro adaptadores de rede, as redes em máquinas virtuais são separadas nos seguintes modos:
Rede Interna: Fornece um sistema de rede somente entre às máquinas virtuais;
Rede Compartilhada: Disponível apenas para o primeiro