Rela Es Internacionais
As RELAÇÕES INTERNACIONAIS constituem uma disciplina que faz parte das ciências políticas e focam-se nas relações entre os Estados e entre os Estados e outras instituições que pertencem ao sistema internacional. Trata-se de um campo interdisciplinar, onde se combinam a política, o direito, a ECONOMIA e a história, por exemplo.
Até à Primeira Guerra Mundial, a política INTERNACIONAL esenvolvia-se basicamente através da diplomacia. Depois desse conflito, passou a ser desenvolvida uma nova perspectiva das relações internacionais, com o objectivo de arranjar formas sistemáticas para poder prevenir aspectos relacionados com as guerras.
Existem diversas teorias dentro das relações internacionais. Por exemplo, Woodrow Wilson foi o impulsor do idealismo político, que se baseia na crença de que a natureza humana é altruísta e de que as pessoas são capazes de se entreajudar e de colaborar mutuamente.
O realismo político, por sua vez, desenvolveu-se entendendo a história como o resultado da natureza do ser humano por cobiçar o poder e desejar a dominação de outros. Ou seja, não se pode erradicar o instinto pelo poder.
O neo-realismo estrutural considera que é possível usar a guerra para alcançar a paz, daí o surgimento do conceito de guerra preventiva. O neoliberalismo, por sua vez, minimiza a função do Estado e considera que as relações internacionais deveriam ser reguladas pelas organizações internacionais e pela ONG.
Estas e outras teorias combinam-se na hora de conceber as políticas e as instituições que regem as relações internacionais. Posto isto, existem diversas correntes de pensamento que acabam por definir a agenda internacional.