2010 Avaliacao Dos Tempos De Espera Em Uma Panificadora Utilizando Simulacao Computacional
Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.
São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.
AVALIAÇÃO DOS TEMPOS DE ESPERA
EM UMA PANIFICADORA UTILIZANDO
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
Hevelyse Pereira de Rezende (PUCGO) hr1305@hotmail.com Vera Lúcia Rodrigues dos Santos Ferro (PUCGO)
VVERAENG@HOTMAIL.COM
Gabriel Ramos Marra (PUCGO) gabrielramarra@gmail.com Ricardo Caetano Rezende (PUCGO) rezende.ucg@gmail.com O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento do sistema de uma grande panificadora no município de Goiânia, com foco nos tempos de espera nos atendimentos. Para isto foram utilizadas técnicas de simulação como ferramenta para avaliiação do cenário atual, bem como para a proposição de novas situações. Procedeu-se à coleta de amostras de dados dos tempos entre chegadas de clientes e dos tempos de serviços, em período de maior demanda, com posterior obtenção das distribuições de probabilidades. O tempo da simulação e o número de replicações foram devidamente estabelecidos para a medida de desempenho tempo médio de espera. Os resultados obtidos, após a construção de modelos no software Arena®, possibilitaram a verificação das filas e seus comportamentos, tempos e taxas de utilizações. Dois novos cenários foram propostos, envolvendo a ampliação do quadro de funcionário e da demanda de clientes.
Palavras-chaves: Simulação, tempo de espera, filas, software Arena®, panificadora 1. Introdução
A ferramenta de simulação computacional é usualmente adotada para avaliação do desempenho de um sistema ou para projeções futuras, devido a impossilibilidade de fazer o mesmo no sistema real, permitindo a obtenção de forma bastante precisa do comportamento do sistema real.
Ao “visualizar” o sistema real na tela do computador, há possibilidade de se propor e programar mudanças que venham a responder questões do tipo “o que aconteceria se” (whatif),