20 Questões de arquivologia
SUMÁRIO 1. QUESTÕES COMENTADAS 2. LISTA DAS QUESTÕES 3. GABARITOS
PÁGINA 2 28 32
1. INTRODUÇÃO Olá, pessoal, Vamos iniciar nossas aulas extras que consistem em três baterias, de vinte questões cada, de questões do CESPE. As duas próximas aulas extras estarão disponíveis até o dia 30/06, portanto, fiquem de olho!!! Caso não ocorra algum imprevisto o edital sairá mesmo no dia 15/06. Vamos à aula.
E-mail: rabello_jr@yahoo.com.br
Prof. Wagner Rabello Jr.
www.estrategiaconcursos.com.br
1 de 32
ARQUIVOLOGIA p/TRE-RJ Teoria e exercícios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. – Aula Extra 1. QUESTÕES COMENTADAS 1. (CESPE/MTE/Agente Administrativo/2008) Apesar da importância da teoria das três idades documentais e da gestão de documentos, para permitir uma melhor organização dos documentos e um acesso rápido e eficiente aos documentos, não há relação estreita entre esses dois conceitos. Comentário: Ao contrário, há total relação. Segundo a teoria das três idades os arquivos são divididos em: correntes, intermediários e permanentes, vejamos:
1. Arquivo primário Também conhecido como documento ou arquivo de primeira idade, dinâmico, corrente e ativo.Caracteriza-se por estar vinculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos em virtude das atividades da pessoa que os produziu e/ou recebeu. Outra peculiaridade é o seu uso constante dentro do órgão que o produziu. Portanto, esse tipo de documento deve ficar o mais próximo possível da administração. Podemos citar: os processos em andamento dentro de um órgão público, os memorandos, as circulares, etc.
2. Arquivo intermediário Também denominado de arquivo secundário ou de segunda idade, trata-se do conjunto de documentos oriundos do arquivo corrente, que estão com baixa freqüência de uso, aguardando sua destinação final, podendo ser descartado ou o