2 S
São as unidades fundamentais das
PROTEÍNAS.
São ácidos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Alguns tipos de aminoácidos contêm também átomos de enxofre e fósforo que aparecem, portanto na composição das proteínas.
Apresentam
carbono assimétrico
Apresentam :
◦Um grupo amina: -NH2
◦Um grupo carboxila: –COOH
◦Um hidrogênio –H
◦Uma cadeia lateral –R (determina a identidade de um AA específico).
Estrutura da célula.
Hormônios.
Receptores de proteínas e hormônios.
Transporte de metabólitos e íons.
Atividade enzimática.
Imunidade.
Gliconeogênese no jejum e diabetes.
Existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas e peptídeos. Os vegetais têm a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas
Células animais não sintetizam todos eles, sendo que alguns devem ser ingeridos com o alimento.
Alanina : componente principal do tecido de conexão , elemento intermediário do ciclo glicose-alanina, que permite que os músculos e outros tecidos tirem energia dos aas , ajuda a melhorar o sistema imunológico.
Cistina : contribui para fortalecer o tecido de conexão, ação antioxidante, ajuda na recuperação, estimula atividade das células brancas no sangue e ajuda a diminuir a dor da inflamação, essencial para a formação de pele e cabelo .
Ácido glutâmico: precussor da glutamina, prolina, ornitina, arginina e gaba, fonte potencial de energia, importante no metabolismo do cérebro e metabolismo de outros aas .
Glutamina: a.a. mais abundante, importante nas funções do sistema imunológico, importante fonte de energia especialmente para os rins e intestinos durante restrições calóricas, no cérebro ajuda à memória e estimula a sinapse e a concentração .
Glicina: ajuda na fabricação de outros a.a. e é parte da estrutura da hemoglobina e citocromos (enzimas envolvidas na produção de energia) tem um efeito calmante e é