CASA DE VIDRO de LINA BO BARDI
LINA BO BARDI
ALUNO: IVAN OLIVEIRA DE ARAUJO JÚNIOR
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO I
PROFESSORA: SIMONE ALVES PRADO
BIOGRAFIA
Lina Bo Bardi, arquiteta nascida em Roma, emigrou para o Brasil, onde desenvolveu sua carreira profissional.
Formada na Escola Superior de Roma em 1939,Lina pertence ao mundo vital pós-guerra e ao mundo intelectual das primeiras vanguardas artísticas e politicas. Ela faz parte de uma geração que considera o surrealismo como o ultimo grande movimento artístico-ético mesmo não estando contra a razão, a historia ou o movimento moderno.
No Brasil, a obra de Lina estabelece um dialogo sobretudo com as artes, sua obra extrapola os limites da arquitetura para atingir outros domínios disciplinares tal como além do das artes o da filosofia, da antropologia, da literatura ou da psicanálise.
Suas principais obras foram a Casa de vidro, a casa do chame-chame e o MASP
A CASA DE VIDRO
A casa de vidro primeira obra de Lina, apresenta uma importante afinidade com a obra dos mestres modernos.
Um prisma puro de planta retangular com a cobertura e o piso suspensos por quatro pórticos de aço paralelos, obtendo espaço interno totalmente livre.
Leve, cristalina, etérea, a frente da casa apóia-se sobre delgados pilares metálicos e define-se pelos dois planos horizontais de lajes de piso e cobertura que marcam a fachada principal.
ANALIZE DO CONCEITO DA ARQUITETURA DE
LINA BO BARDI
As obras de Lina Bo Bardi principalmente a casa de vidro procura sempre a interação com o ambiente ao seu redor.
A própria arquiteta considera sua obra como ‘’organismo apto para a vida ’’.A sua arquitetura valoriza a simplicidade e a espontaneidade.
A casa de vidro em especial pode ser entendida como uma obra contraditoria já que ela é toda feita em vidro porem Lina cobriu toda sua faixada de vidro com pesadas cortinas escondendo seu interior
A verdade é que muitos não entendem o real