Casa de vidro - lina bo bardi
01. Introdução
02. Lina Bo Bardi
03. Casa de Vidro
04. Enquadramento no tempo e no espaço
05. Desenvolvimento do projeto
06. Análise critica
07. Imagética
08. Conclusão
09. Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Organização do Espaço recebemos como tarefa, fazer uma pesquisa detalhada de uma obra de um arquiteto e dentre a extensa lista de obras à escolha decidimos pesquisar sobre a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi uma vez que desde inicio nos despertou o interesse.
Ao longo da conceção deste trabalho procuramos não só fazer uma pesquisa da arquiteta Lina Bo Bardi e da casa de vidro, uma das suas obras mais famosas, bem como tentámos entender a motivação da obra, ou seja, procurámos saber os motivos que levaram Lina Bo Bardi a construi-la tal como a vemos hoje. Assim ao longo deste trabalho iremos apresentar a pesquisa que realizámos e a nossa análise critica perante esta casa.
Lina Bo Bardi
Lina Bo Bardi também conhecida como Achillina Bo nasceu no dia 5 de Dezembro de 1914 em Roma, na Itália. Durante a década de 1930 , Lina formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, mas uma vez tendo terminado o curso mudou-se para Milão. Durante o período da II Guerra Mundial criou seu próprio escritório no entanto no dia 13 de agosto de 1943, um grande bombardeio após sobrevoar Milão destruiu o escritório de Lina. Quando a guerra chegou ao seu términio, Lina viajou pela Itália para fazer uma reportagem sobre as áreas afetadas pela guerra e em 1946, casou-se com Pietro Maria Bardi.
Mais tarde, Lina juntamente com seu marido decidiram viajar em direção ao Brasil, onde, no Rio de Janeiro, tiveram o prazer de conhecer grandes nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, Burle Marx e Assis Chateaubriand de quem Pietro recebe um convite para fundar e dirigir um museu de arte no país. Lina Bo Bardi naturalizou-se brasileira em 1951, ano qual,