An lises f sico
Aspecto
Analisou-se o aspecto visual das amostras quanto à uniformidade de coloração dos comprimidos, presença ou ausência de manchas, comprimidos faltantes, quebrados ou trincados, legibilidade na embalagem e qualquer outra alteração aparente. Outro exemplo: presença ou ausência de quebra de emulsões (no caso de semisólidos).
Peso médio
O teste de peso médio de comprimidos foi efetuado através da média aritmética obtida na pesagem individual de 20 unidades, retirados ao acaso de uma mesma amostra, em uma balança analítica Quimis Q-500L210C, seguindo as especificações farmacopeias. Segundo a Farmacopeia Portuguesa13 e a Farmacopeia Brasileira12, no ensaio de determina- ção do peso médio, não mais do que 2 das 20 unidades pesadas podem ter valores superiores ou inferiores que o da faixa de variação (±7,5% para comprimidos com mais de 80 mg e menos de 250 mg) e nenhuma unidade pode ter o dobro dos valores da faixa de variação.
Friabilidade
Na realização do teste de friabilidade foi feita a pesagem de 20 comprimidos em uma balança analítica Quimis Q-500L210C. Os comprimidos foram então levados ao friabilômetro Ética 300, durante 5 minutos, numa velocidade de rotação de 25 ± 1 rotações por minuto. Decorridos 5 minutos, apenas os comprimidos íntegros e sem resíduos foram retirados do aparelho, e, novamente pesados. Foi calculada a perda percentual de massa dos 20 comprimidos baseada na diferença de valores do peso inicial e peso final. Para amostras que apresentaram perda maior que a permitida, o teste foi repetido mais duas vezes e calculada a média dos três resultados. A porcentagem de perda máxima considerada aceitável foi de 1%13.
Dissolução
A dissolução é um fator que está diretamente relacionado com a biodisponibilidade do medicamento.
A alta friabilidade, assim como alterações no aspecto e no peso médio, acarretam perda da