2 A C MERA DE V DEO 2014
A CÂMERA DE VÍDEO
São câmeras eletrônicas (analógicas ou digitais), que transformam as imagens do mundo real captadas pelas suas lentes (objetiva) em sinais elétricos. Esses sinais podem ser transmitidos, gravados em mídia magnética (fitas de vídeo), mídia ótica (discos DVD) ou em chip (cartões de memória) e convertidos novamente em imagens num televisor.
As câmeras modernas de televisão dependem de um tipo de chip - que vieram a substituir os antigos tubos de imagem -, chamado de CCD (Dispositivo Binário de Carga; do inglês Charge-Coupled Device), para capturar essa imagem em forma de LUZ. Esta é a parte da câmera que converte a Luz em ELETRICIDADE (A). Depois esse fluxo Elétrico é conduzido a um circuito ELETRÔNICO (B) no qual é transformado em um Sinal Eletrônico.
Em seguida esse sinal e levado ao circuito do VIEWFINDER (C) para monitoração da imagem e ao circuito DIGITAL (D) onde é codificado em um sinal Digital. Após ser digitalizado é conduzido para um gravador ou a uma saída externa da câmera.
Nota: As câmeras Analógicas e as câmeras Digitais são ambas eletrônicas, o que existe de diferente é o “Circuito Eletrônico Analógico” presente em todas e o “Circuito Eletrônico Digital” presente somente nas digitais, cada um processando o mesmo tipo de sinal analógico proveniente do CCD. O circuito eletrônico analógico está presente tanto na câmera analógica como na digital, ou seja, na sua excência “toda câmera de vídeo é eletrônica e analógica”.
O CCD
O Charge Coupled Device, foi um dispositivo inventado nos anos 70 por Boyle e
Smith. Ele é o chip sensor responsável por registrar a imagem 'vista' por uma câmera de vídeo. As lentes da câmera projetam sobre o mesmo a imagem, que é convertida em impulsos elétricos gerando assim o sinal de vídeo.
Um CCD está coberto por centenas de milhares de pontos fotossensíveis (sensíveis à luz). Quando a luz chega ao CCD, ocorre uma mudança de voltagem desses pontos. A voltagem muda de acordo com a intensidade do