2 Solucionar Problema Evasao Questionario
“Mudança na matriz curricular e na relação professor-aluno”.
“Primeiramente uma reorganização na matriz curricular, depois melhorando a monitoria, para que ocorresse em horários diferentes da aula e que abrangesse todas as exatas”.
“Haver uma pré-disciplina antes de entrar nas principais disciplina de exatas do 1º semestre”.
“Elaborar métodos para atrair o aluno, que muitas vezes só vê dificuldade, e não encontra a solução”.
Melhoramento do currículo e capacitar professores para o ensino da física, ensinando-os a ter didática.
Deveria haver mais vagas para bolsas como PIBID, e oferecer cursos para que os professores tivessem didática, além de conscientizá-los que esse é um curso de licenciatura e não bacharelado.
“A integração do currículo da licenciatura com o bacharelado de forma que o curso ofereça de maneira opcional ao estudante uma dupla formação (licenciatu+bacharelado) em física. A duração total seria de 5 anos, com a licenciatura em 3,5 anos e a complementação em 1,5 ano. A oferta na modalidade mestrado em física, na instituição. Tais mudanças, incentivariam os alunos mais interessados em física a dar continuidade no curso e se especializarem”.
Deveria haver um acompanhamento da coordenação do curso, aumentar a carga horaria das disciplinas de exatas e uma cadeira de introdução a física e cálculo 1.
É preciso haver uma preparação do professor para uma nova forma de ensinar, que seja menos tradicional e mais interativa. Esta é um enorme desafio, mas algo que deixaria o curso mais valorizado.
“Deveria ser repensado o modo em que os professores dão suas aulas, se fosse algo mais dialogado e voltado pra licenciatura, os alunos talvez não desistissem tão facilmente. Bolsa de estudo para alunos com média acima de 75% nas disciplinas para incentivá-los a continuar”.
“Palestras que motivassem os alunos a continuar no curso. Reformulação da matriz curricular, principalmente nas disciplinas exatas do primeiro semestre”.