An Lise Organizacional
Estudo de Caso introdutório de análise organizacional
A organização X está em expansão. O presidente entende que uma reformulação é necessária. Na condição de consultor interno da organização indique:
· uma solução para cada problema;
· explique os passos que serão utilizados na solução;
· ao final apresenta uma ordem de prioridade.
· Observação: utilizar o livro da disciplina como apoio.
1. A relação de autoridade existente entre as unidades é caótica. A subordinação é indistinta. O gerente de recursos humanos dirige-se ao diretor administrativo e dele recebe ordens. Essas ordens nem sempre combinam com o que é desejado pelo diretor financeiro, e assim por diante. Contrataram um gerente de logística e ele não sabe ainda a quem se dirigir. Há um mês no cargo, já conversou e recebeu comandos de todos os diretores e do presidente.
Levando em consideração os diversos problemas desta organização, como a questão da hierarquia, sobre a subordinação, sobre a quem os funcionários devem se dirigir e receber ordens e comandos, chega-se a conclusão de que precisa ser elaborado e instaurado um funcionograma. Para assim organizar cada setor e funcionários, e serem atribuídas a cada um duas respectivas funções, evitando os problemas existentes. O funcionograma é um gráfico de organização, de uso restrito aos respectivos órgãos adotantes, tendo como finalidade principal o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função, da qual se originou um órgão no organograma. O funcionograma pode ter múltiplas utilidades, inclusive para processos de racionalização, análise da distribuição do trabalho, padronização de atividades e fluxos, etc.
No entanto, os passos para esta solução é:
Definir quem é subordinado a quem, neste caso ficaria assim: o presidente tendo autonomia máxima, que subordinará os dois diretores, o diretor administrativo e diretor financeiro, sendo que o diretor administrativo subordinará os gerentes de RH e logística.